RESSOCIALIZAÇÃO

Horta hidropônica de Cadeia Pública é reativada com assistência técnica da Empaer em Mirassol d´Oeste


Por ​Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

img

Empaer/MT

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está realizando assistência técnica na Cadeia Pública de Mirassol D´Oeste, no funcionamento de uma horta hidropônica. A iniciativa conta com apoio do Conselho da Comunidade de Execução Penal do município e já foi desenvolvida em anos anteriores e retomada pela atual direção.


Localizada no pátio da área externa da unidade prisional, a horta conta com cinco bancadas de produção de onde serão executados os trabalhos de produção das hortaliças e irá contribuir com a ressocialização dos recuperandos da unidade.


Diretor da Cadeia, Fabio Araújo Porangaba, explica que o principal objetivo é a reinserção social dos reeducandos ou pessoas privadas de liberdade (PPL). “A parceria com a Empaer é de suma importância e fomenta as técnicas, conceitos e inovações na produção de alimentos via hidroponia. É uma ótima oportunidade para se capacitar e qualificar-se”.


Ele destaca que a produção será doada para entidades sem fins lucrativos como o Lar dos Idosos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), entre outros.  “Em liberdade, essas pessoas terão a oportunidade de produzir ou mesmo comercializar seus produtos com base nas orientações e técnicas aprendidas durante o período que esteve na unidade”.
 

A horta hidropônica é uma técnica de plantio que não utiliza terra e sim a água com nutrientes essenciais para o cultivo das plantas.


A técnica da Empaer Marribe Siria Cardena frisa que, para essa retomada, a alface será a hortaliça a ser produzida. “As sementes serão doadas pelo Conselho da Comunidade e as mudas produzidas por um produtor da cidade de Quatro Marcos assistido pela Empaer. Os trabalhos iniciam na segunda quinzena deste mês e, em 30 dias, serão transportadas para a horta e cuidada pelos reeducandos. A produção total será de 800 pés, sendo 400 deles colhidos a cada 15 dias”.


Marribe ressalta a possibilidade em, depois de iniciar a produção de alface, serem inseridos a rúcula, almeirão, agrião, cebolinha, salsa e coentro. “Estamos animados em poder auxiliar com orientações técnicas e, de alguma forma, contribuir com uma nova perspectiva de vida para essas pessoas”.

 

Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


PROVA DE VIDA

Aposentados que votarem em outubro terão Prova de Vida do INSS feita automaticamente

Comparecimento às urnas será registrado por meio do cruzamento de dados e dispensa nova comprovação neste ano.


NOVIDADE NO MERCADO

Açúcar Novo Milênio chega aos mercados e promete adoçar o dia a dia das famílias

Produzido pela Agroindústria Novo Milênio, novo produto chega aos mercados na próxima semana.


REGIÃO OESTE

Lideranças destacam atuação de Avallone e defendem continuidade na Assembleia Legislativa

Atuação na saúde mental e ações de combate à violência doméstica são destacadas.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.